11/07/2006

VIDEO KILLED THE RADIO STAR

Oh...

Aqui perto tem uma daquelas cada vez mais raras locadoras de bairro. Praticamente só VHS. E é lá que eu alugo a maioria dos vídeos que assisto. Não que eles sejam mais cults do que a 2001, mas certamente são mais cults do que a "Blockbuster", e ainda têm uma porção de podreiras, podreiras cults, que a 2001 não tem.
Agora eles não resistiram, estão fechando.

Fui lá no final de semana, alugar uma fita, e o rapazinho disse que todos os VHS estão à venda por 5 reais cada. Saí com "Palhaço Assassino", "O Chamado", "Ed Wood" e outros que não posso dizer... além de tristeza no coração.

Estava conversando sobre isso dia desses, com o Sr Luciancencov: quantas obras foram perdidas com a mudança de suportes? Quantos LPs sumiram por aí, nunca foram reeditados em cd? Eu ainda tenho uma coleçãozinha, com compactos do Blondie, Eurythmics, disquinhos infantis. Até pouco tempo ainda podia ouvir na casa da minha mãe. Agora ela também se livrou da vitrola...

O mesmo acontece com os VHS’s. As pessoas se desfazem dos vídeos-cassetes, as locadoras vendem as fitas e ninguém mais consegue assistir. E filmes obscuros lançados por distribuidoras pequenas dos anos 80 somem para sempre. Provavelmente será pior do que com o LP, porque eu não conheço ninguém que dê preferência ao VHS.

Ah, mas eu prefiro, prefiro muito mais aquela imagem tosca, a capa gordinha, o ritual de rebobinar a fita no final... haha

E não posso me separar das minhas antigas fitinhas gravadas. Ainda tenho desenhos do He-man, Doris Giese apresentando o Fantástico, o primeiro capítulo da novela Vamp, o clipe do Jordy...

Também faz muito mais sentido ter um filme como "O Chamado" em VHS. Aliás, ele foi filmado no limite (2002). Hoje em dia já parece um "filme de época", que nem menciona o DVD. (talvez por isso tenham abandonado a premissa da "fita amaldiçoada" no segundo filme da série. Eu já tinha dado minha sugestão de enredo: quem assistisse não conseguiria passar o filme para frente e escapar da maldição porque ninguém mais teria video-cassete)

Bem, bem, fica a minha boa sorte à dona Ivanira, proprietária da videolocadora. Ela sempre me recebia com um sorriso maternal, depois rodava – para tirar o mofo - as fitas que só eu alugava, comentando: "Viu que tem outro filme de palhaços assassinos aí?"

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...