20/03/2010

"EU SOU A MENINA DESTE NAVIO "


No centro do convés, o menino...


Sebastião há muito não pisava num navio. Tentou calibrar os olhos, calibrar os pés, sentir o mar movimentando-se lá embaixo e deter a oscilação de seu próprio corpo ancorado. Mareado. O velho pescador subiu no navio e avistou sua casa tão pequena, sua ilha tão perdida. Seus sonhos à deriva e, no centro do convés, o menino.

Miranda Poente há muito estava encalhada na mancha negra do mar. Sem peixes nem possibilidades. O barquinho pesqueiro de Sebastião atracado a cracas. Sua barraca à vista de vista nenhuma. Ele e sua esposa vendendo cerveja, vendendo torresmo, vivendo de um bar pequeno quase sem clientes, praticamente sem peixes, sem camarões consistentes nem iscas de mariscos para servir aos turistas. Sem temporadas. A riqueza do petróleo, as promessas de outrora se dispersaram numa mancha ocre por toda baía. Ninguém entrava, ninguém saía.

Até a visita de um navio fantasma.


Trechinho de conto do meu próximo livro, para você ver que minha ilha interna continua a mesma...


- Estou em SP, mas já saí de São Paulo. Fui pro interior, para a casa de campo dos Nazarian. Veja só, agora tenho uma casa de campo, uma casa de praia e uma casa de zona!

- Fico no estado até o final da próxima semana - arrumando malas, transferindo correspondência, tentando cancelar a Net... Daí volto pra Santa Catarina.

- Os trabalhos continuam por aqui e continuarão por lá. Aliás, estou traduzindo um romance bárbaro do Ali Shaw - um jovem autor britânico - "The Girl with the Glass Feet," para a Leya.

- O ritmo de tradução, pareceres e resenhas vai ter de continuar intenso, mesmo à beira-mar. Afinal, não estou tirando feriado de mim mesmo, nem posso me dar ao luxo de viver tirando cracas dos pés. A riqueza do petróleo permanece como uma promessa futura. Espero que próxima.

- O melhor ovo de páscoa deste ano, até agora, é o Branco com Damasco do Pão de Açúcar (isso, a marca do supermercado), e olha que já comi alguns ovos de páscoa... O preço é bem ok. R$30, meio quilo.

- Esses dias descobri o Chris Corner, do Sneaker Pimps e IAMX. Muso instantâneo. Me esforcei para gostar do som... mas não consegui. Então fica valendo só pelas fotos.

Manda um desses lá pra Barra!

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...