03/06/2010

MEU GUIA DE RESTAURANTES


Sequência de camarão.

Na manhã desta quinta vi no jornal que Florianópolis é dos destinos mais procurados neste feriado. Por enquanto, ainda tudo tranquilo por aqui – eu mesmo só receberei a visita da ilustre Adrienne Myrtes. Mas aproveito a data para fazer um pequeno guia dos restaurantes ao meu redor. Prometo repostar atualizado no verão.

Dois Irmãos: Aqui do ladinho, na praia da Barra da Lagoa, há vários restaurantes turísticos que têm basicamente o mesmo cardápio e os mesmos preços (é sequência de camarão, peixe ao molho de camarão, peixe grelhado, lula à dorê, etc). O Dois Irmãos talvez seja o mais famoso, bem na entrada da praia, aberto todos os dias em horários generosos. Todos os pratos são para dois a preços razoáveis, mas também fazem meias porções. Honesto.


Gabbiani: No caminho para a praia, perto do Dois Irmãos, tem o Gabbiani, que é um pouco mais chique do que os outros restaurantes daqui no ambiente, no preço e na apresentação, mas não exatamente no sabor. Tem pratos diferentes, mas nada de especial – e só fazem meia porção dos pratos mais básicos. Outro dia pedi um "polvo crocante" que veio lindo, mas tépido, borrachento e caro.


Zani: Este é por quilo, logo na entrada da praia, aberto todos os dias. Bem honesto para uma refeiçãozinha rápida, gastando menos de dez reais.



Vigia do Casqueiro: Os pratos de sempre, com uma vista matadora do morro do casqueiro para o mar. Fica aqui na Barra, atravessando a ponte sobre o canal, indo para a Prainha do Leste.

La Solana: Pizzaria aqui do lado de casa, na Altamiro Barcelos Dutra. Tem um ambiente bem gostoso, bons vinhos e um cardápio interessante, mas não chega aos pés das pizzas de SP. A pizza é grossa, à la Pizza Hut, mas você pode pedir portuguesa, quatro queijos ou frango com catupiry que tem todas o mesmo gosto.


Rancho de Canoa: Logo na entrada da Fortaleza da Barra, do outro lado do canal. É bem famoso. Tem os mesmos pratos de todos, mas bem feitos, com um serviço atencioso (raridade em Santa Catarina) e bons preços. Comi ostras fresquíssimas lá com a minha mãe. E a vista para o canal e os barcos é bem bonita. (Segunda passada, na noite mais fria do ano em SC, vi duas cobrinhas lindas nadando lá em frente.)

Sushi Roots: Chegando à Barra, depois da ponte do canal, entrando à esquerda no Beco dos Coroas, fica bem escondido na Marina, e tem uma vista linda da Lagoa. É para ir acompanhado... por isso eu nunca vou.


Feng Shui : Meu sushi favorito. Peixes ótimos, ambiente gostoso e uma equipe super simpática. Fica na estrada da Lagoa para a Mole, logo na subidinha. O chef Renato Mazurek é um espetáculo à parte.

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...