20/11/2011

OSLO


Já começo a perder as contas de quantas vezes estive na Dinamarca, Suécia, Finlândia... Mas a Noruega era uma lacuna que faltava preencher no meu mapa.


Oslo é uma cidade bonitinha, mas sem grandes atrativos para quem já conhece outras capitais escandinavas. É pequena, cara, e tem um certo clima pacato... que se transforma de noite.


Verdade que esta não é a melhor época do ano para visitar. Aqui o inverno parece que está de fato começando - cinza, escuro, chuvoso - mas era essa a oportunidade que eu tinha, porque daqui até março a coisa só deve piorar..


Eu também já estou meio cansado de fazer turismo, está gelado demais para andar de bicicleta e eu passei parte do tempo trancado no quarto, trabalhando. Mas a noite compensou...

Dia desses, no café da manhã, o restaurante do hotel foi invadido por meninas pré-pós-púberes magricelas, que fizeram muitos pais de família virarem o pescoço para longe de suas torradas com geleia. Acabei descobrindo que estava havendo um concurso de modelos por aqui e fiquei amigo de dois scouters italianos, com quem virei as noites em Oslo.


Fabio e Estefano, grandes figuras.

E a noite de Oslo é uma loucura... Pequena - só há dois clubes gays: um deles um cabaré com show de drags, lotado de sapas; outro um pub grande, com uma pista de dança no andar de cima - mas com muito amor para dar... Hehe. O povo realmente se joga - não só na pista, mas nos turistas. Enquanto meus amigos italianos recebiam propostas de menage de um casal, eu era bolinado por uma menina somaliana. O povo gosta mesmo da coisa, é bem direto e cumpre o serviço. Fora que brasileiro tem aquela fama de safado - que eu não sei bem se é positiva - e, para eles, eu faço o estereótipo do latino caliente, uma coisa meio fetiche. Enfim, deu para ser feliz, embora eles sejam mais predatórios, não camaradas como os dinamarqueses nem carinhosos como os finlandeses.

Acho que no ranking dos 22 países que eu conheço até agora, eu colocaria a Noruega em oitavo, entre República Tcheca e Estônia.

Perdido entre os nórdicos.

Para continuar no clima de insanidade, hoje de noite tem show do CSS. Dia desses voltava para casa em Helsinque e vi cartazes deles espalhados por todo o centro - o show era quinta e eu já estaria em Oslo. Mas conferindo as datas de turnê descobri que, por sorte, teria show deles aqui neste domingo. Há anos que não vejo CSS - conheço as meninas por alto e já dividi palco e drinques com o Adriano, que acabou de sair da banda. Agora parece que está um clima tenso e uma briga pelos direitos das músicas. Vamos ver no que vai dar...

O último álbum eu achei bem bacana. Confira os clipes dos dois singles. Adriano não aparece em nenhum dos dois, já deveria querer dizer alguma coisa....


MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...