31/10/2025

OS MELHORES FILMES DE TERROR DE 2025

 


Hora da minha tradicional lista de Halloween, dos melhores filmes de terror lançados desde o final do ano passado. Foi um belo ano. Todo mês surgia um novo "melhor filme de terror do ano!" e eu concordei com quase tudo. Então minha lista não vai ter grandes surpresas. Por isso mesmo resolvi fazer (acho que pela primeira vez) em ordem de preferência, do primeiro ao décimo. 


E o primeiríssimo, MELHOR FILME DE TERROR DO ANO É...



1 - PECADORES

Mescla drama racial, histórico, faroeste, terror e musical, com aquela clássica mitologia do blues, de pacto com o demônio. Das melhores coisas que vi em muito tempo.


2 - A HORA DO MAL

Fui ver sem saber absolutamente nada da história (só que estava super elogiado) e não parei de me surpreender. A premissa: numa madrugada, 17 crianças de uma mesma sala de aula fogem de casa e desaparecem. O filme conta o que aconteceu de forma fragmentada, com o foco em diversos personagens. É intrigante, assustador, engraçado e FODA DEMAIS.

3 - TRAGA ELA DE VOLTA

O roteiro é um tanto deja vu: após a morte do pai, um casal de irmãos fica com uma mãe adotiva que pratica rituais para ressuscitar sua filha. Mas a direção (dos irmãos de “Fale Comigo”) é foda e o filme é cheio de momentos pesados e aflitivos.

4 - EXTERMÍNIO: A EVOLUÇÃO

Terceiro filme da franquia de zumbis de Danny Boyle; para mim, é o melhor dos três. Numa vila pós-apocalíptica, um pré-adolescente tem que passar pelo ritual de enfrentar os infectados. Consegue ser aterrorizante, aflitivo e emotivo, com passagens belíssimas.

5 - THE UGLY STEPSISTER

Cinderella meets The Substance. A versão de terror do conto clássico, contado da perspectiva da “irmã feia da gata borralheira”, que faz de TUDO para ser bonita e conquistar seu príncipe. Insano, nojento e fascinante.

6 - PREMONIÇÃO 6

Nunca gostei muito dessa franquia. Nem me lembro de quais sequências eu vi. Mas talvez isso tenha sido bom, porque a premissa ainda não está desgastada na minha mente. É aquela coisa: uma jovem tem premonições sobre a morte de sua família, e tem que evitar que isso aconteça. É engraçado, aflitivo e divertidíssimo.

7 - ACOMPANHANTE PERFEITA

Thriller cheio de reviravoltas sobre relacionamento em tempo de inteligência artificial.  Uma Megan para adultos.

8 - DRÁCULA, UMA HISTÓRIA DE AMOR

Estranhíssima a escolha do Luc Besson de fazer mais uma adaptação do filme do Copolla do que do romance do Bram Stoker, mas até que funciona. É meio engraçado, bonito, mas não muito terror.

9 - HALLOW ROAD

Thriller passado todo num carro, em tempo real, enquanto pai e mãe vão ao encontro da filha que sofreu um acidente numa estradinha remota. Bem inventivo e com um plot twist bacaninha no final.

10 - GOOD BOY

O filme de terror no ponto de vista de um cachorro. É mais fofo do que assustador e mais experimental do que comercial. Mas gostei.

 




(Adorei “A Longa Marcha” também, mas acho que não dá para considerar terror.)


(Em 11o provavelmente estaria "Telefone Preto 2", que tem um roteiro bem mequetrefe, mas um clima lindo de pesadelo na neve, meio Silent Hill e total Freddy Krueger.)


 



23/10/2025

INVASÃO VANGE LEONEL

 

Bastidores com Rodrigo Araújo, Fernanda Dumbra, Cilmara Bedaque, Adriana Azenha, Ivam Cabral e Pedro Alexandre Sanchez. 


Está rolando aqui em São Paulo a Invasão Vange Leonel, um festival com festas, rodas de conversas e shows, celebrando a obra da Vange Leonel. 


Catto canta muito. 

A maioria conhece a Vange pelo hit "Noite Preta", tema da novela Vamp, mas o trabalho dela vinha de antes, da banda Nau, e se estendeu pelo teatro, pela literatura e o ativismo LGBT.


Trecho do romance dela "Balada para Meninas Perdidas". 

Conheci a Vange ainda nos anos 90, primeiro como fã, depois nos tornamos amigos. Infelizmente, ela faleceu em 2014, vítima de um câncer, mas sua eterna companheira e parceira musical, Cilmara Bedaque, mantém viva sua história. Os queridos Pedro Alexandre Sanchez e Rodrigo Araújo (que também conheço desde os 90's) montaram com ela esse festival e eu tive a honra de participar de um debate sobre a escrita dela. 

No debate, semana passada, na SP Escola de Teatro. 

Para mim, foi uma celebração não só da Vange, mas de tantos amigos queridos da cena LGBT paulistana, de tantas histórias, tantas músicas...


Catto é amiga querida desde 2010, sempre encontro aqui pela vizinhança, mas fazia tempo que eu não via nos palcos. 

Ontem fui ao show "Migs", com grandes vozes cantando só o repertório da Vange. Foi emocionante, despertou muitas lembranças, com grandes amigos no palco, na plateia... 


Fernanda Takai, Nando Reis, Marisa Orth, Catto, Taciana Barros, Vanessa Krongold e mais uma galera  terminaram o show com "Noite Preta". 

Estava conversando sobre isso no camarim do show, com a Vanessa Krongold, amiga desde 1995 (na verdade, a gente se conheceu exatamente na noite de réveillon de 95 pra 96), como com a idade a gente vai ganhando naturalmente uma bagagem, sem esforço, porque estava presente no evento tal, acompanhou artista tal desde o início da carreira, formou laços e conexões com tanta gente que se tornou grande... 


(Só não roubei uns sanduichinhos porque sigo firme na dieta.)

Vange é um símbolo de uma carreira na cena alternativa de SP, que continua inspirando. Nem sempre a gente pode ser "tema de novela", mas o importante é continuar fazendo o que se acredita. E os amigos sempre podem ajudar...


André Araújo também veio dos 90. 

















08/10/2025

ESQUENTANDO PRO HALLOWEEN...

 


Há muito tempo que eu discuto as possibilidades e as limitações do fantástico e da literatura de gênero no Brasil - terror, suspense -, e eu queria saber mais de você o que você acha sobre isso, o que você está escrevendo...

Então vou aproveitar o Halloween e fazer um único encontro sábado dia 25/10, as 9h ao meio dia, por Zoom, pra gente discutir esses temas. Desse encontro você vai fazer um conto pra me mandar até Finados, 02 de novembro, que daí eu devolvo todos comentados, com uma leitura crítica.

Está R$80 por pix para os primeiros inscritos, vagas limitadas, então inscreva-se já.

MERGULHANDO EM NORONHA

Acabo de voltar de Fernando de Noronha, uma viagem de 4 dias a convite do festival Literarte, organizado pela administração de Fernando de N...