01/07/2021

SOBRE O TEMPO



- Adoro o frio. 

- Não à toa escrevi um romance sobre o "raro fenômeno" da neve no Brasil.

- (Por sinal, só vi neve no Brasil uma vez, em 2000, em Caxias do Sul.)
 
- (No ano em que eu lançava "Neve Negra", fizeram na Serra Catarinense a festa literária "Flineve" - e os filhos da puta não me convidaram. Mágoa eterna.)

- A primeira vez que vi neve foi aos 9 anos, em Bariloche. (Quer dizer, antes já tinha visto no congelador...)
Na neve, de pochete (esses foram os anos 80...)



- A última vez que vi neve foi em 2015, na Armênia.
 
- Nos meses que passei na Finlândia, a neve chegou tarde. Só nevou de fato a partir de janeiro. Antes fazia uma geada, uma chuvinha, alguns graus acima de zero...

- É bem melhor 10 graus negativos com neve do que 3 positivos com chuva. Inclusive porque a neve deixa mais claro, menos cinza.
 

 
- O mais frio que já peguei foi -23C, em Helsinque. (Mas já fui bem mais alto na Finlândia, até Karigasniemi, 8 horas de ônibus acima do Circulo Polar Ártico).
 
- (Ainda quero ir lá pra baixo, Terra do Fogo, Ushuia e tal.)

- -23C é diferente de-10C, sim. Com -10C ainda se vê muita gente nas ruas. -23 já é pesado...

- Nunca esquiei, mas quando fiz intercâmbio na Inglaterra aprendi a patinar no gelo até que direitinho.
 
- Não entendo o povo que diz que não toma banho no frio. Melhor coisa é um banho quente. Tomo vários por dia no frio. (Mas eu bem que queria ter uma banheira...)

- (Quando tomo banho muito quente no frio, ao sair, tenho por alguns segundos uma coceira na pele toda, parece alergia. Alguém mais tem isso?)

- Por sinal, a ideia de que "se sente mais frio no Brasil do que na Europa, porque lá as casas estão preparadas para o frio" veio do meu antigo professor de finlandês.
 
- Aproveitem o frio, agasalhem-se e... cuidado com o Trevoso.

O mar congelado no Golfo de Bótnia. 



MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...