12/09/2024

BEETLEJUICE! BEETLEJUICE!

 



Enfim fui ver ontem com minha sobrinha. Foi daqueles filmes da minha infância, o primeiro, vi mais de uma vez no cinema, até com meu pai, tinha o K7, depois o DVD...

Esse novo fez o que era necessário para agradar as novas gerações, o que significa que é bem mais hiperbólico, várias tramas paralelas, muita coisa acontecendo, diferente do ritmo mais contido do original. Me incomoda um pouco, mas sei que era inevitável, e o excesso de referências, easter eggs, não deixa de ser divertido.

Também achei mais sombrio do que o original. Flerta mais com o terror, tanto graficamente quanto na trama; com certeza não é para crianças pequenas.

E é um filme de Halloween. Se o primeiro já tinha o clima, esse é bem mais marcado, se passa na data, tem as abóboras, a decoração, a personagem adolescente comemorando com o namoradinho...

Senti falta de Danny Elfman – o tema clássico tocado na abertura foi de arrepiar, mas o filme se apoia mais em canções pop, tentando replicar o momento “Day-O” do original em várias cenas; não consegue, não tem nenhuma cena tão icônica, mas conseguiu provocar várias dancinhas minhas e da minha sobrinha no cinema.

(Vimos no Imax. Vocês gostam de Imax? Acho a tela grande demais, não dá pra ver a tela toda de uma só vez...)

Enfim, é o que tinha que ser como um Beetlejuice da Geração Z. Gostei. Minha sobrinha adorou. 

E tá bem em sintonia com meu próximo livro... Também  um livro de Halloween... Halloween no Brasil, anos 80... Afagando a criança trevosinha que eu fui.


Será que esse já dá pra ela?

LEIA AUTORES SUICIDAS

Com Tom Farias, Renata Nakano e Flávio Moura, hoje na USP.   Participei hoje de um debate promovido pelos alunos de jornalismo da USP, sobre...