23/10/2024

CÍCERO

 

Em Ouro Preto.

Tristeza imensa  pela morte de Antonio Cícero, escritor, filósofo, poeta e um dos maiores letristas do país. Era também das pessoas mais doces que conheci.

Entrevistei-o há uns vinte anos para a Joyce Pascowitch. Ele marcou num restaurante japonês no Rio, caríssimo, e eu fui me perguntando se a revista me reembolsava, se eu devia pedir só uma aguinha. Nem lembro do que pedi, lembro que o papo foi ótimo e ele fez questão de pagar tudo. Depois disso, nos encontramos em eventos literários, em bares, ele topou participar de um proto-podcast que eu tinha no blog, nos tornamos amigos.


Num lançamento meu no Rio. 

Lembro bem de uma vez que voltamos juntos de um evento literário em Ouro Preto, numa van, e o motorista tocava o pior sertanejo universitário a todo volume. E eu pensando: “Tô com um dos maiores letristas do país do meu lado e tenho que escutar isso...”


Com a irmã Marina, em São Paulo. 


(Vou fazer uma playlist com minhas letras favoritas dele.)



Fiquei feliz quando se tornou imortal, mas para mim ele já era. E agora se une ao time dos lendários que tive o prazer de encontrar, junto ao Noll, Jô, Millôr, Scliar, Guzik, Victor Heringer, Fernanda Young, Lygia, Ziraldo...

A carta que ele deixou: mais do que digno. 




CAMINHOS PARA A PUBLICAÇÃO

  Quanto um autor ganha por um livro? Quanto as editoras pagam? Quanto se paga para as editoras? O que você precisa ficar esperto no contrat...