09/12/2024

ENTÂO VOCÊ SE CONSIDERA ESCRITOR?

Então você se considera escritor?

(Trago questões, não trago respostas...)

Eu sempre vejo com certo cinismo, quando alguém coloca: fulano é influencer e escritor, youtuber e escritor, modelo e escritor. Como se para ser escritor bastasse publicar um livro, sem nem necessariamente precisar tê-lo escrito.

Um psicólogo que escreve um livro de psicologia não é um psicólogo? E um matemático que escreve um livro de matemática, é um escritor?

Eu tendo sempre a associar “escritor” com ficcionista, aquele que escreve histórias – mas também poderia ser não-ficção... um biógrafo... um onanista...

Eu, com dezenove anos, já me dizia escritor, porque escrevia uns contos horríveis, fazia uns fanzines e distribuia aos amigos, que me davam tapinha nas costas: “Muito bem, Santiago...”

Comecei a publicar aos vinte e cinco, daí dizia orgulhoso que era escritor, as pessoas olhavam para minha cútis ainda não conspurcada pelas drogas e perguntavam: “Mas você publicou um livro?” E eu publiquei aos vinte e cinco, vinte e seis, vinte e sete, vinte e oito...

(Hoje quando digo que sou escritor, ninguém estranha. Como um tiozão cabeludo, pareço um estereótipo de mim mesmo...)

Mas se para ser escritor é preciso escrever histórias e publicar, qualquer um pode ser, porque qualquer um pode se autopublicar de graça hoje em dia... BASTA APRENDER COM MEU CURSO GRATUITO (mentira, não tô vendendo curso hoje).

Sempre quando eu apresentava um namorado (na época que eu ainda praticava essas sodomias), as pessoas perguntavam para ele: “você também escreve?” E eu respondia: “Não, ele é analfabeto.” (Depois, quando me casei com um chef de cozinha, as pessoas passaram a ME perguntar: “Você também cozinha?” E eu respondia: “Não, como cru!”)

Então para ser escritor tem que escrever histórias, tem que publicar, tem que  viver de escrita? Viver de escrita é viver de livros? Ou serve dar oficina? Escrever em jornal? De quanto em quanto tempo é preciso publicar para não se perder a carteirinha de escritor?

Talvez seja tudo bobagem, porque ser escritor não é um EMBLEMA, né? Não é sinônimo de sucesso, de ser culto, de ser bom... Você pode ser escritor, mas ser um péssimo escritor...

(Escritor hoje em dia, mais do que escrever, tem que gravar vídeo. Este, por acaso é o roteirinho de um reel que acabei de postar no Instagram.)


ABRINDO OS TRABALHOS

Minha mãe está vendendo o Solar Biofobia.  76 de Dona Elisa.       Ela não se matou (ainda). Mas se sente no final da vida, sem saber como p...