27/10/2008

MAIS UMA DE JACARÉ




Hum, posso dizer que em pleno final de semana da Mostra de Cinema, Satyrianas e Bienal do Vazio eu fui ver um novo filme de crocodilo assassino?





"Morte Súbita" é bacana. Não é ótimo, claro, mas é bacana. História de um grupo de turistas que fica preso numa ilhota num rio da Austrália, vigiados por um enorme crocodilo.

O filme foi dirigido por Greg McLean, que fez "Wolf Creek" (outro filme bacana, mas sem grandes novidades). Tem imagens bonitas da natureza, alguns crocodilos reais e uma tensão razoável. O crocodilo em si não aparece muito, mas aparece bem, bem desenhado em CG. Talvez o que falte no filme seja uma pegada mais trash - sabe como é, a gente não vai ver filme de crocodilo assassino esperando arte, quer ver é morte, sangria, o bicho em plena ação. E isso tem pouco. Morre pouca gente. E o filme se leva muito a sério.


Ao menos é melhor do que "Primitivo" (filme também recente de crocodilo assassino). Esse sim é uma imbecilidade, metido a thriller político, com um bicho que só aparece no escuro e na chuva.






O melhor mesmo continua sendo "Pânico do Lago", que se assume como diversão tosca, com um humor negro debochado e o melhor crocodilo já feito no cinema (hora em CG, hora em animatronic).


E tem o clássico dos anos 80 também, "Alligator", que é tosquíssimo, mas divertido. Filme da minha infância, da época em que ainda se usavam jacarés reais para filmes assim.



(Helmut Newton)

Quando lancei "Mastigando Humanos", tive de responder tantas vezes a "Mas por que um jacaré?" Então agora quando me perguntam por que gosto de jacarés, crocodilos e répteis em geral, eu posso simplesmente responder: "Porque escrevi um livro sobre isso."



"Morte Súbita" está em cartaz nos cinemas toscos por aí. Eu vi no Shopping Paulista, que é baratinho e tinha QUATRO pessoas em pleno sábado à noite. Assim que eu gosto.

QUAIS SÂO OS LIMITES DA FICÇÃO?

  Vi esses dias uma discussão interessante, perigosa, num canal sobre livros. Uma autora australiana de literatura “hot” foi presa por aut...