08/01/2016

BOWIE DA CAPA PRETA

A biografia dele que traduzi tempos atrás.

Hoje é aniversário de David Bowie e lançamento de seu novo disco. Depois de uma década afastado, ele voltou em 2013 com um disco medíocre, "The Next Day", com uma pegada igual ao que ele fazia no começo dos anos 2000, não justificando muito o afastamento e a "reciclagem".

Mas agora ele fez bonito com "Black Star", lançamento com apenas sete faixas (extensas), que mistura eletrônica, ambient e experimentalismos jazzísticos. Gostei bem. Fico tentado a esquecer o "The Next Day" e aceitar essa como a verdadeira volta do Bowie.

E como está todo mundo nas homenagens - esquecendo que também é aniversário de nosso grande pagodeiro Alexandre Pires - coloco aqui dez das minhas faixas favoritas do Bowie, de todos os tempos. Peguei algumas das menos óbvias, é claro.

MOTEL

"Outside", disco de 95, é dos meus favoritos. Muito influenciado pela sonoridade gótica-industrial de bandas como Nine Inch Nails, Bowie contou também com Mike Garson, pianista fantástico e parceiro musical de anos. Para mim, essa faixa representa o melhor do disco.

MY DEATH

Cover de Jacques Brel que já havia sido feita em inglês por Scott Walker (grande influência de Bowie). Ficou famosa na turnê de Ziggy Stardust.

THURSDAY'S CHILD

Gosto muito do álbum "Hours", apesar de ser um pouco sem tempero mesmo. De toda forma, esse clipe é um ótimo exemplo de que Bowie só precisa mostrar o carão para impressionar (bem, o pitéu no espelho também ajuda…)

CYGNET COMMITTEE

Da fase mais riponga dele, esse é um épico de quase dez minutos com diversas mudanças de andamento. Adoro.

WORD ON A WING

Do álbum "Station to Station". Nessa versão ao vivo ele conta como a música foi composta num momento pesado de vício. E a música é linda.

SLIP AWAY

Do disco "Heathen", de 2002, que saiu quando eu morava na Inglaterra. Prova de que ele ainda estava fazendo grandes músicas antes do "exílio".

ASHES TO ASHES

Essa é das mais conhecidas. Mas essa versão ao vivo é impagável, principalmente pelo molequinho no telefone no começo.

BRING ME THE DISCO KING

Outra das parcerias com Mike Garson. A melhor coisa do disco "Reality", o último que ele lançou antes do longo hiato.

LAZARUS

E esse é o clipe novo e, para mim, a melhor faixa do "Blackstar".

THE LAUGHING GNOME

E claro que eu não poderia esquecer do primeiro "sucesso" dele…


TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...