17/11/2023

POBRE PAULISTA




Esta semana participei das gravações de uma série sobre a relação de escritores e suas cidades. Enfim, representei São Paulo em algo.

Foi bacana rever minha trajetória, dos Jardins ao baixo augusta – um percurso que retratei tanto alegoricamente em Mastigando Humanos (o jacaré que sai de sua vidinha confortável para conhecer os esgotos), quanto de forma direta em Fé no Inferno (o protagonista que faz o percurso inverso: sai do baixo augusta para trabalhar de cuidador de idosos nos Jardins).


No Hitch, com o João, meu antigo chefe de bar. 

A gente visitou muito desses lugares – a antiga casa dos meus avós no Jardim América (hoje uma concessionária Mercedes Benz), a boate Aloka, o Parque Augusta... Também pude realizar um sonho de infância: entrar no fosso das cobras do Instituto Butantan (postei vídeos e fotos no Instagram).


No fosso das cobras (Serpentário). 

Tivemos participações especiais de pessoas importantes no meu relacionamento com a cidade – o João, dono do Hitch, que já foi meu patrão quando trabalhei de barman; o meu vizinho-amigo-escritor-editor Alexandre Staut; minha sobrinha Valentina...


Com o querido Staut. 

Muita coisa que me perguntavam sobre os livros – como São Paulo aparecia na minha ficção – eu não lembrava exatamente, mas foi bacana reler passagens (com certa dificuldade, AINDA sem óculos) e ver que São Paulo está mais presente na minha obra do que eu pensava. (Eu sempre busquei inspirações em outros lugares, outras cidades, na natureza – por isso os períodos que morei em Porto Alegre, Londres, Florianópolis, Helsinque, Maresias...).

Meu dia a dia parece sempre tão restrito, isolado, as conquistas sempre tão relativas... Mas quando a gente vê no macro, todo o percurso que eu fiz – nesses mais de 20 anos de carreira na escrita, mais de 40 de vida -, tudo em que já trabalhei, as pessoas que conheci (e comi!) a vida ganha algum sentido... mas não muito.


Me sentindo o Veado Popstar...

Aproveito para agradecer ao pessoal da Olé Produções, que está realizando a série. Gente queridíssima, foi gostoso passar a semana com eles. Quando eu souber de datas de estreia, plataformas, etc, aviso.


Gente linda. 

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...