18/06/2026

PRÓXIMAS PARADAS


Semana que vem, em BH.


Seguem os lançamentos. Semana que vem estarei em BH, para mediar um bate-papo com o querido Marcelo Nery, que está lançando seu primeiro romance, Flores Astrais, que eu acompanhei desde o começo, em leituras críticas. Aproveito para também lançar meu Caramelo Salgado. Será no sábado, 27, 11h, na Livraria Jenipapo. Amigos e leitores mineiros, apareçam!



Antes disso, NESTE sábado, tem lançamento de uma coletânea em homenagem a Angela Rô Rô. Eu participo com uma letra de música, música de fossa, bem no estilo das antigas boêmias. Quem quiser me encontrar, estarei no Presidenta (mas CEDO, que só fui boêmio nas antigas). 


Há alguns meses, gravei uma entrevista bem bacana no Podcast Tik Tal (nunca entendi por que me chamaram - e foi dos dias com pior chuva na cidade, levei horas pra chegar, cheguei atrasado, mas fluiu super bem). Dá pra ver inteiro aqui:  

Em julho, tem novo curso aos sábados, sobre escrita, edição e publicação. Dessa vez resolvi abrir um espaço para os alunos conversarem individualmente comigo sobre seus projetos, porque sei que muitas vezes eles não querem abrir para a turma. Então inscreva-se já, que as vagas com desconto estão acabando. 






E depois disso tem FLIP! Estarei lá sexta, sábado e domingo - já tenho uma mesa marcada; logo mais dou informações - mas se surgirem outros convites posso tentar encaixar. 

08/06/2026

ORGULHOS



Minha sobrinha é uma menina muito legal. Poderia não ser, poderia ser um pé no saco, já que é adolescente. Mas nossa relação era bem mais complicada na infância, principalmente até ela ter uns 8 anos. Ela tinha medo de mim, chorava quando me via, o "tio vampiro"; nunca tive muito jeito com meninas (e confirmei que com meninos é diferente, já arrumei uns sobrinhos postiços, o Caio, o Max, filhos de amigos; meninos que 5 minutos depois de me conhecerem já subiam nas minhas costas). 

A Valentina teve que ser conquistada aos poucos, com presentes, jogando videogame... Até com uma tatuagem. 

Desenho dela, tattoo da @lpeccin

(Ela desenhou uma vez um diabo, e achei que era uma ótima ideia de tatuagem, o diabo pelos olhos de uma criança. Ela foi viajar e eu mandei mensagem falando que, quando ela voltasse pra São Paulo, eu teria uma "surpresa". Ela ficou ansiosa, perguntou pra minha irmã se eu já tinha deixado o PRESENTE lá. Falei que era uma SURPRESA, não um PRESENTE.)

(Mas daí tive que deixar um chocolatinho da Kopenhagen para ela não se decepcionar só com a tatuagem...)

Agora nossa relação já é muito mais de igual para igual. Conversamos de filmes, de músicas, de "crushes", e foi o segundo ano que fomos na parada juntos. 


Ela fez sucesso. Mais do que eu (haha). Encontrou amigas, comprou bottons. Senti que as pessoas gostaram de ver ela lá, adolescente, com todas as ameaças de proibir menores no evento. O clima da Parada tava bom, leve, uma luz bonita de outono (mas um pouco sol demais). O problema é sempre os gargalos de acesso à Paulista, que deixam uma muvuca claustrofóbica. É sempre uma maratona depois tentar levar minha sobrinha de volta para a casa da minha irmã (em Perdizes, do outro lado da Consolação). 

Com Biajoni, na Feira. 


Já no quentão. 




E o fim de semana também teve Feira do Livro. Fui prestigiar o lançamento do amigo Luiz Biajoni, "João Malho", também pela Rua do Sabão, e vendi mais uma pá de livros. 


Adorei encontrar minha antiga chefa "Miranda", Erika Palomino. (Tive uma coluna no jornal dela, em 4 temporadas da SPFW.) Sábado assisti à mesa dela na Feira. 

No final da parada recebi a notícia de que meu Caramelo Salgado tinha sido o livro mais vendido da Editora na Feira. Sucesso. Bom sentir que fiz a jogada certa ao lançar por uma editora "em expansão", que acreditou no livro. Eles estão com gente boa no catálogo, o Biajoni, Tom Cardoso, Rafael Spaca (e já fiquei sabendo de novas grandes contratações da Rua, que ainda não sei se posso falar). 

Essa é minha cara de feliz. 

Sempre é bom ter novas experiências, numa carreira que vai chegando a 25 anos, 14 livros... 

(Só os 3 primeiros estão fora de catálogo - sigo também com 3 na Companhia, 5 na Record e 1 na Melhoramentos.) 

Ah! Também teve festa junina sábado de noite!



03/06/2026

CARAMELO LANÇADO


Na Martins Fontes. 


Livro novo, vida nova... ou aquela velha vida reciclada. Estou em plena agenda de lançamentos, mesas e eventos, descobrindo novas maneiras de divulgar uma nova história, com uma nova Editora. 

Leonardo Garzaro, meu editor. 

Estamos desmembrando o lançamento em diversos eventos, porque pessoal sempre tem desculpa para não ir num, em outro (mas não em todos...). Fizemos na Martins Fontes na quarta passada, na Feira do Livro no sábado, e ainda um encontro com outros autores da Rua do Sabão, ontem de noite, na Patuscada. 

Li um trechinho só no encontro de ontem, porque noite de autógrafo mesmo tem que ser ágil pro povo passar, pegar e poder vazar. 

O grande Wesley Barbosa estava lá. 


Se o lançamento oficial na Martins Fontes teve um ótimo público, os autógrafos na Feira do Pacaembu foram surpreendentes. Estendemos bem além do horário e o livro se esgotou no estande. Não esperava que tanta gente fosse aparecer nessa segunda chamada. 

O gatíssimo Renato Pera - artista com que já fiz muita coisa... 

Melanie foi minha colega de faculdade. 

Elton Frederick é autor fodão e gatão. 

Explicando para a Selma, a poderosa do Oceanos, porque tive de recusar um convite pra um churrasco dela, por causa da minha dieta... 


Danilo Grangheia chegou no finzinho, mas deu tempo de pegar um docinho. 


Também ganhei muitos presentes, chocolates, bebidas e livros (sempre). Se o prestígio não é o mesmo de outrora (até porque, Prestígio hoje é sabor chocolate), o carinho que senti foi puro caramelo salgado. 

Sempre gostei do agridoce. 

Os lançamentos tiveram docinhos de Halloween - mas a maior abóbora para entalhar que arrumei foi uma cabotiá...

Em quase 25 anos de carreira, 14 livros, sempre é bom ter novos desafios (se não novos horizontes), novas experiências. O desafio da escrita desse livro foi fazer algo mais emotivo, fugir um pouco (só um pouco...) do cinismo e revisitar memórias da infância. Os primeiros feedbacks têm sido dos mais positivos - resta saber se haverá críticas, até onde vai a repercussão...

(Se você gostou, poste, se não gostou, me conte.)

Felipe é coleguinha de academia (que não é imortal, mas é 24hs).


A experiência de trabalhar com uma nova Editora também tem sido positiva. A Rua do Sabão me paquerava há um tempo, me colocaram em eventos, fiz uma orelha para eles. E quando fizeram uma proposta para esse livro, cobriram o valor e as condições de contrato que pedi. Tudo o que combinamos está sendo cumprido - e o livro saiu mais lindo do que eu esperava. 

É bom trabalhar com uma Editora em expansão, com ambição e respeito pelo autor...

Os próximos passos são mais uma passagem pela Feira do Livro no fim de semana, lançamento em BH no final do mês, Flip em julho e a Bienal em setembro.  

Também sigo mandando o livro autografado para quem quiser (R$70, já com frete) como fazia com os anteriores. Só hoje enviei 30 pelo correio. Quem quiser, pode me mandar um email: santiagonazarian no gmail. 

Na feira do livro também consegui ver a mesa da querida Tracy Mann (de quem traduzi o livro) com o velho colega Cuenca. 


E a novíssima geração foi lindamente representada pelo Abáz, vencedor do Prêmio Sesc ano passado, em contos. 

Velhos amigos trevosos a quem dedico o livro.

Yma é uma nova cantora e amiga que o carnaval deste ano me trouxe. 


E o velho amigo Wellington, (mestre em Nazarian, doutor em Nassar) fez grande parte das minhas fotos. 

PRÓXIMAS PARADAS

Semana que vem, em BH. Seguem os lançamentos. Semana que vem estarei em BH, para mediar um bate-papo com o querido Marcelo Nery, que está la...