13/08/2010

DOS CLÁSSICOS AQUI DE CASA



Little Suicides @ Yahoo! Video



Em meado dos anos 90 eu era adolescente e a MTV Brasil passava coisas razoavelmente alternativas em sua programação. Assim descobri Blondie, Les Rita Mitsouko, Suede, e Lori Carson, uma cantora americana que só eu conheço. Haha.


Lori foi integrante do projeto Golden Palominos (que teve uma porrada de vocalistas e talvez ainda exista). Com eles, gravou dois discos, um dos quais talvez tenha sido o de maior sucesso do grupo, Pure (em 94).

O clipe acima é desse disco, e foi a forma como conheci o trabalho dela na MTV. Curiosamente, é mais representativo de sua música solo do que do grupo e do resto do álbum em si, que tem uma pegada bem mais eletrônica, precursora do trip-hop e é INTEIRO ÓTIMO.


É de se pensar se esse "Little Suicides" não tenha sido uma influência embrionária para A Morte Sem Nome.


Lori também tem meia dúzia de discos solo, alguns medianos, alguns excelentes, todos com essa pegada entre o folk e o new age. Eu tenho todos. Alguns hoje são extremamente difíceis de se encontrar, como House in the Weeds, do qual foram lançadas apenas 2000 cópias, em 2001, vendidas pelo site dela (comprei na época). Também tenho o raríssimo Shelter, de 1990, que comprei no Ebay.

Meu favorito é Stars (de 99), mas seu maior sucesso é Everything I Touch Runs Wild (de 97) - uma insinuação de sucesso, na verdade - o único que foi lançado no Brasil e inclusive do qual Marina Lima gravou uma cover (de "Something's Got Me").


Cheguei a perguntar à Marina se ela era fã de Lori Carson, mas nem ela conhecia direito. Gravei também fitas K7 com coletâneas dela para amigas cantoras como Vanessa Krongold (Ludov) e Vange Leonel.

Hoje nem os clipes dela você acha no Youtube (esse aí de cima é do Yahoo, por exemplo). Mas na MTV Brasil também cheguei a ver os clipes de Something's Got me, Prison of the Rhythm e I Saw the Light.

Para quem quiser tentar baixar as músicas, vai meu tracklist de favoritas:


- 16 Days
- Prison of the Rhythm (Golden Palominos)
- Black Thumb
- Little Bird (Slang)
- Bird Flying (Golden Palominos)
- Little Suicides (Golden Palminos)
- Rainy Day
- Wings (Golden Palominos)
- Souvenir
- No Skin (Golden Palominos)
- Gun (Golden Palominos)
- I Saw the Light
- Imagine Love
- Anyday
- Petal
- On Your Side
- Treasure
- Christmas


E esse é o site oficial para saber mais:


http://lifeandmusic.loricarson.com/




VIVA LA RESISTENCIA

Do alto de Medellin.  Voltando da Colômbia, após cinco dias em Medellin, numa daquelas viagens mais proveitosas do que divertidas. Via...