19/08/2010

OS BICHOS AQUI DE CASA

Ok, ok, ainda não aprendi a usar essa câmera do Ipod. Outro dia, fiquei perdido no pântano, fiz vários vídeos e na hora de postar... descobri que tinha gravado de ponta cabeça.

Esse é um leão marinho, vi agora na hora do almoço, correndo aqui na Barra. O espaço do Ipod acabou quando eu estava chegando perto, mas vale como prova. Não sabia se estava morto, se estava dormindo, bati palmas e assobiei, ele só abriu os olhos e mexeu a cabeça. Corri para o Projeto Tamar, para avisar a polícia ambiental.

Tem tido uma invasão de bichos assim, correntes marítimas antárticas intensas. Pinguim já virou carne de vaca; tem no mar, tem na areia, tem no canal e já consegui ver um nadando até na Lagoa (!). Dizem que aparece todo ano, mas que este ano tem sido bem acima do normal.

Fora isso, morcegos, corujas, vacas, cobras e peixes, muitos peixes.

Para isso que me mudei para cá. Pela natureza e sentir o fluxo das estações, mesmo passando por meus momentos de cigarra. Em São Paulo só se sente a diferença de frio e calor. Já planejei fazer isso na Finlândia - em que o inferno deve ser suicida, e uma grande experiência - mas por enquanto é apenas um sonho distante. Em outubro, Finlândia será só turismo.

Estou também em atividades físicas intensas, pouco a pouco recuperando os quadradinhos do tanquinho. Esta semana consegui fazer três dias seguidos de kite-surf (aquele "surfe de pipa", em que você fica numa prancha manejando um papagaio gigante que te puxa pelo mar). Meu professor me liga, corro pra praia e perco horas e horas tentando aprender. Horas em que eu poderia estar traduzindo, horas em que eu poderia estar escrevendo, mas horas também em que eu poderia estar roubando, poderia estar matando...

Só posto fotos aqui quando estiver fera. Haha.

Aliás, estou querendo patrocínio para comprar o equipamento. A Petrobrás não poderia quebrar mais essa? Ou então minha editora. Record - a maior editora da América Latina, não é? - poderia me dar um kite com o logo dela, propaganda subliminar: "ler é uma viagem."

Os próximos da lista são: mergulho e paraquedas.

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...