26/10/2014

URUGUAI


Cabo Polônio.

Há alguns anos estabeleci a meta de conhecer pelo menos um país novo por ano. Eram 25 - muitos dos quais já visitei mais de uma vez; em sete deles fui como escritor convidado. O Uruguai era uma carta na manga: perto, fácil e relativamente barato, para eu conhecer quando não surgisse outro convite. Estive semana passada como autor convidado no México, que não era um país inédito, e aproveitei as férias do Murilo para seguir direto aqui para o vigésimo sexto no vizinho. 

 
Em Punta del Leste. 

Murilo planejou tudo. Demos uma rápida passada em Montevideo e já seguimos para Cabo Polônio, a cinco horas de ônibus, mais meia hora de 4x4 entre pântanos e dunas. É uma vilazinha de 400 habitantes numa reserva ecológica à beira mar, repleta de leões marinhos. Não há energia elétrica, a noite é iluminada apenas pelas estrelas e o oponente farol. A vila se sustenta basicamente pela pesca e turismo, destino de ôrganicos e bichos grilos de todo mundo. 


O pequeno sereio.


Fotografando um leão marinho. 

Um dos bichinhos.


As pedras infestadas. 


Os sapos Darwin - pretos com manchas amarelas - são exclusivos da região. 

Ficamos na melhor pousada da vila - La Perla - que tem energia elétrica de gerador apenas algumas horas de noite, ótima comida e quartos confortáveis. Diária de 90 dólares - que acabará sendo o hotel mais caro que pagaremos por aqui, embora o país esteja longe, longe de ser barato. Comer tem sido uma atividade caríssima, mesmo nas padocas da esquina. 


Nossa pousada. 



A vista do quarto. 



O maior mercado da vila. 


Voltando ao Cabo: é uma experiência. Ouvi muitos comentários entusiasmados de que era "o lugar mais incrível do mundo", blablablá. Não é para tanto. Longe de ser um "paraíso", tem uma beleza desolada, bastante melancólica, mesmo com sol e céu azul (o mar é sempre um gelo; coisa para leão marinho mesmo). É mais curioso do que lindo (não se compara a paisagens como as do Deserto do Atacama, no Chile, por exemplo, ou mesmo Florianópolis, se é que se pode comparar bode com ovelha). Mas gostei bem de ter ido. 

A entrada da reserva de Cabo Polônio. Daqui, só com veículos autorizados. 


Drinques num restaurante improvisado à beira mar.

De lá seguimos para Punta del Leste, que é exatamente o que eu esperava: um condomínio de luxo à beira-mar. Também tem uma beleza bastante desolada, um pouco triste. Agora fora de temporada não há ninguém nas ruas. Então hoje alugamos bicicletas e pudemos pedalar tranquilamente pelas ramblas e avenidas. Tem feito dias perfeitos de sol, com noites frias. 

 De bike em punta. 



Ficamos aqui até amanhã, daí para os três últimos dias em Montevideo. Murilo é sempre uma ótima companhia, o país é gostoso e tranquilo, embora não me desperte grandes entusiasmos. Vamos ver qual será o saldo final. 

Sempre sorrindo. 


TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...