30/10/2018

OS MELHORES FILMES DE TERROR DE 2018


Art, o palhaço assassino de Terrifier.

Foi difícil competir com o terror da vida real, este ano. Mas o cinema teve ótimas produções - algumas bem mainstream - e o pós-terror se consolidou.

Como sempre, faço minha listinha de melhores do ano, a tempo do Halloween. (O novo "Halloween" mesmo me decepcionou - divertidinho, até, mas naaada de novo e tem um final arrastaaaaado - então não entrou nos 10 melhores.

A lista, como sempre, é absolutamente pessoal, nem tudo é ótimo - tem coisas bem trash, mas que trazem alguma inovação ou ousadia.

Quero muito ainda ver o novo do Lars Von Trier, mas só conseguirei amanhã. Qualquer coisa reedito a lista para encaixá-lo - mas já ouvi muito mal...

Vamos então com os melhores de 2018:


MANDY


Filme de vingança com Nicolas Cage... e uma viaaaagem completa de ácido. Ele é um lenhador que mora com sua esposa na floresta, até que uma seita mucho loca sequestra e mata a mulher. Violento, ultra psicodélico, com um fiapo de roteiro. Deve ser incrível ver no cinema (ainda sem previsão), com os aditivos certos.

HEREDITÁRIO


Apesar de ser filmão mainstream (com possibilidades de Oscar), não pega leve: é impactante, perturbador com excelentes atuações (da Toni Colette, principalmente). Gosto mais de toda a latência dos primeiros atos do que da conclusão. Mas ainda assim é fodão.


A QUIET PLACE



Outro filmão hollywoodiano com um clima incrível, com a tensão mantida pelo silêncio. Consegui ver numa sala de cinema vazia (14h no meio da semana sempre é infalível), o que faz toda a diferença.

TERRIFIER



Slasher sobre um palhaço assassino que mata garotas na noite de Halloween. Tem um pé no trash, nenhuma grande novidade, mas é bem hardcore e o “monstro” é ótimo. Fico ansioso para ver mais dessa franquia (que começou com o filme-antologia “All Hollows Eve”).


NOVEMBER



Filme de arte estoniano em preto e branco, sobre uma menina que se apaixona platonicamente por um rapaz e faz um feitiço para ficar com ele. Tem muito de folclore, de contos de fadas, parece um pesadelo lindo e inquietante.


AS BOAS MANEIRAS



Os brasileiros Marco Dutra e Juliana Rojas seguem no “pós-terror”, contando a história de uma jovem supostamente grávida de um lobisomem, que só pode contar com o apoio da empregada. Um pouco longo, parece dois filmes em um, mas é corajoso e a melhor coisa do terror brasileiro em muito tempo.

STEPHANIE



Nos primeiros cinco minutos achei que seria o melhor filme da vida. Começa com uma menina pequena, sozinha em sua casa, tentando preparar seu café da manhã com todos os perigos de uma cozinha. E a primeira meia hora do filme é isso: só uma atriz mirim numa casa. O desenvolvimento como filme de epidemia não é tão recompensador, mas ainda assim é corajoso e impactante, e merecia ser mais conhecido.  (E estranhamente NÃO há nenhum trailer no youtube, só trechos como esse). 

O ANIMAL CORDIAL



Um assalto no final do expediente de um restaurante revela jogos de poder entre patrão e funcionários, numa tensão crescente. Adoro todo o clima do filme, mas meio que não vai para lugar nenhum. De todo modo, é um excelente exercício de minimalismo e mais um pós-terror nacional para se comemorar.

BOARDING SCHOOL 


A premissa é excelente, algo que eu gostaria de ter escrito: um colégio interno para freaks, enviados por pais que querem se ver livres. O protagonista também é bacana: um garotinho crossdresser. Mas o filme não desenvolve bem a trama e ficam muitas ideias jogadas... Ainda assim... vale estrelinha.

TILT


Desempregado, e com a mulher grávida, um jovem tem sentimentos crescentes de violência, que descambam para assassinato. Um terror do cotidiano, muito bem executado, com um final matador.


E um retardatário (que só consegui assistir no 01/11):

THE HOUSE THAT JACK BUILT



Das coisas mais cínicas que já assisti, engraçado, por vezes desagradável e tolinho. É um bom Lars Von Trier, (depois dos fiascos de Ninfomaníaca) para quem conseguir não levá-lo tão a sério. (E um bom Lars Von Trier vale como um ótimo [pós] terror.)

Aproveitando o post (e o Halloween): Nesta quarta 31 estarei com Marcos DeBrito e Reynaldo Damazio discutindo o pós-terror no Centro Cultural da Juventude, Deputado Emílio Carlos 3641, às 15h. 

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...