|
Gostosa. |
Minha coelha Gaia está fazendo 4 anos comigo. Chegou com três meses, para preencher o vazio deixado pela Asda, a primeira coelha, que viveu só um ano e meio.
|
A Asda, tão lindinha, aqui na sala. |
Eu não tinha essa coisa com coelhos - antes, tive um iguana. Mas um dia passei na Cobasi, vi os coelhinhos, estava em lua de mel, e pensei por que não? O atendente me convenceu que era o melhor dos bichos.
|
Asda. |
Asda sempre foi doentinha - coelha de petshop, comprada por impulso, já veio com problemas de pele, depois passou por uma operação para retirar um nódulo, acabou tendo um sangramento que nunca soubemos o que provocou. (A morte dela foi até anunciada no site da Band, já que ela apareceu no Masterchef, com o falecido. Virou literalmente "estrelinha".)
Já a Gaia foi adotada de uma menina que tinha uma família de coelhos, e nunca teve problema algum. E ela passou bons meses em Maresias, com um quintal para correr, cavar, fazer tocas; terminava o dia coberta de terra. Eu tinha um pouco de medo por causa das cobras (cheguei a ver três cobras no jardim), mas ela foi feliz. Agora voltou a ser coelha de apartamento.
|
Gaia querendo colo. |
Ela vive solta pelo apartamento enquanto estou aqui. Quando saio ou vou dormir, eu tranco ela na área de serviço. Gaiola nunca usei. Não me arrisco a deixar ela solta sozinha, porque ela destrói o sofá - mas quando dou pequenas saídas, como ao mercado, já não preciso mais trancá-la.
|
Na terra, em Maresias. |
Durante o dia ela fica quietinha, sempre em algum canto por perto. Se eu desapareço da vista dela por mais de 5 minutos (se vou ao quarto, por exemplo), ela vai espiar onde eu estou. Quando começa a escurecer, ela vai para o sofá, para receber carinho e ver TV comigo. No dia que escureceu em SP no meio da tarde, ela já foi para o sofá esperar por mim.
|
Ela na porta do quarto esperando por mim. |
Nos dias mais depressivos, é ela quem me faz sair da cama, levantar para dar comida para ela . Faz a diferença ter um animalzinho ansioso esperando (e ela fica mais ansiosa para me ver e ir para a sala do que para comer). Coelho é um bicho bem carente, carinhoso (eu digo que mais do que gato, menos do que cachorro; demonstram o amor lambendo); para mim, é o bicho de estimação ideal.
Já postei algumas vezes aqui no blog as dicas para quem quer ter coelho em casa. Aproveito então este aniversário para reforçar/atualizar, com perguntas e respostas básicas:
O QUE COME?
Folhas escuras (escarola, agrião, couve, catalônia, almeirão, chicória) (rúcula também pode, mas a Gaia não gosta e não come de jeito nenhum, ela separa e bota fora). Alface falam que dá diarreia. Espinafre falam que tem ferro demais.
É bom complementar também com ração, em pequena quantidade (mas uma BOA ração, tipo Nutrópica ou Funny Bunny; tem muita ração que é pra engorda, pra coelho de abate.)
Feno também é indispensável, para ajudar na digestão e precisa estar sempre disponível. (E hoje já se encontra com facilidade nesses petshops grandes). Alfafa tem muito cálcio e não é bom dar sempre.
Frutas e cenoura podem ser dadas, mas em moderação, como um petisco, porque engordam muito o coelho e podem provocar diabetes. (A Gaia é mega gulosa, e eu posso ter acabado de colocar as verduras dela, se ela sente cheiro de fruta que eu esteja comendo, ela larga as verduras e vem pro meu pé querendo fruta).
ONDE FAZ XIXI/COCÔ?
Em bandeja. Igual gato. Depende um pouco do coelho, mas em geral aprende fácil. A Asda fazia xixi na bandeja, mas soltava uns cocozinhos pela casa. A Gaia NUNCA faz nada fora da bandeja. É uma lady. Uma dica é encher a bandeja com feno - ela reconhece como o único lugar na casa que tem um "matinho" e faz tudo lá.
|
Gaia na bandejinha. |
PRECISA PASSEAR?
Não. Muita gente recomenda até NÃO passear, porque coelho se assusta/estressa fácil. Certamente não dá para sair de coleira. Eu saio vez ou outra com ela até a feira da esquina, no colo.
|
"Tô suave." |
ATENDE AO NOME/CHAMADO?
O coelho ENTENDE o nome, certamente, mas não necessariamente atende. Acho que depende do animal. A Gaia, se eu chamo na sala, ela vem quando quer, se eu chamo na cozinha ela sempre vem, porque sabe que vai ganhar comida. É mais ou menos como gato.
MORDE?
Essa eu coloquei aqui porque muita gente me perguntou, mas não sei de onde o povo tirou isso. Coelho não morde. Eu literalmente coloco o dedo na boca da minha coelha. Eles têm os dentes da frente e pouco mais do que isso. O que eles fazem principalmente de defesa é arranhar. Daí se você alopra com o coelho dá para furar umas roupas, mas também pouco mais do que isso; unha de coelho não é afiada como de gato.
PRECISA VACINAR?
Não. Não existe vacina pra coelho no Brasil. Na prática, coelho não precisa de veterinário, a não ser que seja doentinho como a Asda.
PRECISA CASTRAR?
Essa é controversa. Muita gente recomenda, não só pela procriação, mas por risco de câncer, porque o coelho fica mais calmo, etc. Mas a veterinária também já me falou dos riscos da cirurgia de castração em coelhas fêmeas - é um bicho muito frágil. Macho é bem mais fácil castrar (mas também não tem o risco do câncer de ovário). Então é algo a se ponderar. Eu não castrei.
COMO DAR BANHO?
Não se dá banho. Dizem que faz mal, cria fungos, problemas de pele e pode causar resfriados. O coelho se lava o dia todo se lambendo, como gato, e tem um cheirinho bem gostoso (de casaco de pele...). Eu NUNCA dei banho na Gaia, mesmo ela já tendo se coberto de lama.
PRÓS?
- É um bicho interativo, carinhoso. Não escala, como um gato (então não vai conseguir roubar comida da mesa), não faz barulho ALGUM (então não vai ficar latindo, miando enquanto você estiver fora); não tem altos custos mensais (porque come pouca ração, o principal são as verduras); não precisa de tanto espaço e atividade como um cachorro (mas não seja cruel de deixar numa gaiola); não fede (falam que xixi de coelho fede - mas a minha só faz na bandeja, que fica na área de serviço, então não sinto nada).
CONTRAS?
- Rói TUDO. É preciso deixar coisas para o coelho roer, porque o dente está sempre crescendo, mas mesmo assim, ele vai roer tudo o que estiver ao alcance dele (principalmente fios de eletrodomésticos); então é preciso meio preparar/blindar a casa. Também solta pelo - e tem períodos de troca que solta MUITO pelo. E é um bicho carente, que não pode passar um dia sem companhia, nem dá para deixar só ração pra ele e viajar (porque ele PRECISA de verdura fresca todo dia).
ONDE CONSEGUIR?
Os petshops vendem barato (por volta de R$100), porque é um bicho que se reproduz com facilidade. Mas NÃO compre, procure adotar. Entre em grupos de doação nas redes sociais - foi o que eu fiz com a Gaia. Os coelhos de petshops vêm com vários problemas, por essa procriação intensiva; são tirados muito cedo da mãe - quando comprei a Asda, me disseram que ela tinha três meses (porque é a idade recomendada para desmamar), mas ela era tão pequena e coelho cresce tão rápido, que hoje sei que ela era menor. E eu vejo tantos coelhos minúsculos em petshop, que sei que eles têm poucas semanas. NÃO compre. Espere um pouquinho mais e adote, que seu coelho vai viver bem mais.
|
A Asda veio desse tamanho, nem tinha desmamado. |
(E fico mega feliz que a menina que me doou, que era uma adolescente na época, hoje está se formando em veterinária, e me enche de orgulho com as postagens politizadas contra o governo que faz nas redes.)
|
Como não posso sensualizar passeando com coelho, só me restam as redes... |