02/02/2020

COMO CRIAR UM COELHO


Gostosa. 

Minha coelha Gaia está fazendo 4 anos comigo. Chegou com três meses, para preencher o vazio deixado pela Asda, a primeira coelha, que viveu só um ano e meio.

A Asda, tão lindinha, aqui na sala. 

Eu não tinha essa coisa com coelhos - antes, tive um iguana. Mas um dia passei na Cobasi, vi os coelhinhos, estava em lua de mel, e pensei por que não? O atendente me convenceu que era o melhor dos bichos.

Asda.
Asda sempre foi doentinha - coelha de petshop, comprada por impulso, já veio com problemas de pele, depois passou por uma operação para retirar um nódulo, acabou tendo um sangramento que nunca soubemos o que provocou. (A morte dela foi até anunciada no site da Band, já que ela apareceu no Masterchef, com o falecido. Virou literalmente "estrelinha".)

Já a Gaia foi adotada de uma menina que tinha uma família de coelhos, e nunca teve problema algum. E ela passou bons meses em Maresias, com um quintal para correr, cavar, fazer tocas; terminava o dia coberta de terra. Eu tinha um pouco de medo por causa das cobras (cheguei a ver três cobras no jardim), mas ela foi feliz. Agora voltou a ser coelha de apartamento.


Gaia querendo colo. 

Ela vive solta pelo apartamento enquanto estou aqui. Quando saio ou vou dormir, eu tranco ela na área de serviço. Gaiola nunca usei. Não me arrisco a deixar ela solta sozinha, porque ela destrói o sofá - mas quando dou pequenas saídas, como ao mercado, já não preciso mais trancá-la.

Na terra, em Maresias. 

Durante o dia ela fica quietinha, sempre em algum canto por perto. Se eu desapareço da vista dela por mais de 5 minutos (se vou ao quarto, por exemplo), ela vai espiar onde eu estou. Quando começa a escurecer, ela vai para o sofá, para receber carinho e ver TV comigo. No dia que escureceu em SP no meio da tarde, ela já foi para o sofá esperar por mim.

Ela na porta do quarto esperando por mim. 

Nos dias mais depressivos, é ela quem me faz sair da cama, levantar para dar comida para ela . Faz a diferença ter um animalzinho ansioso esperando (e ela fica mais ansiosa para me ver e ir para a sala do que para comer). Coelho é um bicho bem carente, carinhoso (eu digo que mais do que gato, menos do que cachorro; demonstram o amor lambendo); para mim, é o bicho de estimação ideal.


Já postei algumas vezes aqui no blog as dicas para quem quer ter coelho em casa. Aproveito então este aniversário para reforçar/atualizar, com perguntas e respostas básicas:


O QUE COME?
Folhas escuras (escarola, agrião, couve, catalônia, almeirão, chicória) (rúcula também pode, mas a Gaia não gosta e não come de jeito nenhum, ela separa e bota fora). Alface falam que dá diarreia. Espinafre falam que tem ferro demais.

É bom complementar também com ração, em pequena quantidade (mas uma BOA ração, tipo Nutrópica ou Funny Bunny; tem muita ração que é pra engorda, pra coelho de abate.)

Feno também é indispensável, para ajudar na digestão e precisa estar sempre disponível. (E hoje já se encontra com facilidade nesses petshops grandes). Alfafa tem muito cálcio e não é bom dar sempre.

Frutas e cenoura podem ser dadas, mas em moderação, como um petisco, porque engordam muito o coelho e podem provocar diabetes. (A Gaia é mega gulosa, e eu posso ter acabado de colocar as verduras dela, se ela sente cheiro de fruta que eu esteja comendo, ela larga as verduras e vem pro meu pé querendo fruta).

ONDE FAZ XIXI/COCÔ?
Em bandeja. Igual gato. Depende um pouco do coelho, mas em geral aprende fácil. A Asda fazia xixi na bandeja, mas soltava uns cocozinhos pela casa. A Gaia NUNCA faz nada fora da bandeja. É uma lady. Uma dica é encher a bandeja com feno - ela reconhece como o único lugar na casa que tem um "matinho" e faz tudo lá.



Gaia na bandejinha. 
PRECISA PASSEAR?
Não. Muita gente recomenda até NÃO passear, porque coelho se assusta/estressa fácil. Certamente não dá para sair de coleira. Eu saio vez ou outra com ela até a feira da esquina, no colo.


"Tô suave."
ATENDE AO NOME/CHAMADO?
O coelho ENTENDE o nome, certamente, mas não necessariamente atende. Acho que depende do animal. A Gaia, se eu chamo na sala, ela vem quando quer, se eu chamo na cozinha ela sempre vem, porque sabe que vai ganhar comida. É mais ou menos como gato.




MORDE?
Essa eu coloquei aqui porque muita gente me perguntou, mas não sei de onde o povo tirou isso. Coelho não morde. Eu literalmente coloco o dedo na boca da minha coelha. Eles têm os dentes da frente e pouco mais do que isso. O que eles fazem principalmente de defesa é arranhar. Daí se você alopra com o coelho dá para furar umas roupas, mas também pouco mais do que isso; unha de coelho não é afiada como de gato.

PRECISA VACINAR?
Não. Não existe vacina pra coelho no Brasil. Na prática, coelho não precisa de veterinário, a não ser que seja doentinho como a Asda.

PRECISA CASTRAR?
Essa é controversa. Muita gente recomenda, não só pela procriação, mas por risco de câncer, porque o coelho fica mais calmo, etc. Mas a veterinária também já me falou dos riscos da cirurgia de castração em coelhas fêmeas - é um bicho muito frágil. Macho é bem mais fácil castrar (mas também não tem o risco do câncer de ovário). Então é algo a se ponderar. Eu não castrei.

COMO DAR BANHO?
Não se dá banho. Dizem que faz mal, cria fungos, problemas de pele e pode causar resfriados. O coelho se lava o dia todo se lambendo, como gato, e tem um cheirinho bem gostoso (de casaco de pele...). Eu NUNCA dei banho na Gaia, mesmo ela já tendo se coberto de lama.

PRÓS?
- É um bicho interativo, carinhoso. Não escala, como um gato (então não vai conseguir roubar comida da mesa), não faz barulho ALGUM (então não vai ficar latindo, miando enquanto você estiver fora); não tem altos custos mensais (porque come pouca ração, o principal são as verduras); não precisa de tanto espaço e atividade como um cachorro (mas não seja cruel de deixar numa gaiola); não fede (falam que xixi de coelho fede - mas a minha só faz na bandeja, que fica na área de serviço, então não sinto nada).

CONTRAS?
- Rói TUDO. É preciso deixar coisas para o coelho roer, porque o dente está sempre crescendo, mas mesmo assim, ele vai roer tudo o que estiver ao alcance dele (principalmente fios de eletrodomésticos); então é preciso meio preparar/blindar a casa. Também solta pelo - e tem períodos de troca que solta MUITO pelo. E é um bicho carente, que não pode passar um dia sem companhia, nem dá para deixar só ração pra ele e viajar (porque ele PRECISA de verdura fresca todo dia).

ONDE CONSEGUIR?
Os petshops vendem barato (por volta de R$100), porque é um bicho que se reproduz com facilidade. Mas NÃO compre, procure adotar. Entre em grupos de doação nas redes sociais - foi o que eu fiz com a Gaia. Os coelhos de petshops vêm com vários problemas, por essa procriação intensiva; são tirados muito cedo da mãe - quando comprei a Asda, me disseram que ela tinha três meses (porque é a idade recomendada para desmamar), mas ela era tão pequena e coelho cresce tão rápido, que hoje sei que ela era menor. E eu vejo tantos coelhos minúsculos em petshop, que sei que eles têm poucas semanas. NÃO compre. Espere um pouquinho mais e adote, que seu coelho vai viver bem mais.

A Asda veio desse tamanho, nem tinha desmamado. 

(E fico mega feliz que a menina que me doou, que era uma adolescente na época, hoje está se formando em veterinária, e me enche de orgulho com as postagens politizadas contra o governo que faz nas redes.)


Como não posso sensualizar passeando com coelho, só me restam as redes...

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...