14/10/2023

VISÃO CRÍTICA



Mais uma leitura crítica/parecer entregue.

Livro ÓTIMO.

Quando o livro é bom, é sempre mais difícil. Não tenho tanto o que dizer, não sei se estou à altura (mas a leitura crítica também é sobre isso, como o livro pode ser percebido por um leitor médio).

Paradoxalmente, este foi dos anos que mais li na vida. Só como jurado do Prêmio Sesc e Prêmio Oceanos, foram mais de DUZENTOS livros! (Claro, tem alguns que você lê as primeiras páginas e percebe que não tem a menor condição de indicar para a próxima fase. 
Mas, quando a leitura é parte do seu trabalho, você está recebendo para isso, você consegue dedicar muito mais tempo, porque não fica restrito aos momentos de lazer. Seu dia inteiro de trabalho é para isso.) Também fiz muita leitura crítica e teve vários, vários lançamento de amigos (que eu li "de graça", ou quase, na esperança de também ser lido...).

(Assim, acabei lendo praticamente só literatura brasileira contemporânea. Preciso voltar a ler mais em inglês, francês, espanhol...)

E digo "paradoxalmente" porque, no ano em que mais li, minha vista tá cada vez pior. AINDA estou adiando os óculos, nunca usei. Na tela do computador, os docs e pdfs, consigo ler/escrever perfeitamente. Em livro, já tá bem mais difícil. (Tenho aproveitado a luminosidade do Parque Augusta, assim já me brozeio, biscoiteio, contraio um câncer de pele. Com luz do sol consigo ler tranquilamente sem óculos - já de noite, na cama....)

(Mas é a ausência de óculos que me faz acreditar que ainda sou belo!)

De todas essas leituras, arrisco dar algumas tendências da literatura brasileira contemporânea:

- Volta forte do regionalismo
- Influência "torto-aradense"
- Flerte com o teatro
- Pauta identitária homossexual

(Acho que só vou ceder de vez aos óculos quando resolver ressuscitar meu Nintendo DS.)

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...