29/09/2004

GAEL GARCIA VS SADAKO

Quem me conhece sabe que sou um aficionado por cinema e literatura de Terror. E um dos melhores e maiores banco de dados sobre o assunto em português na Internet é o Boca do Inferno:

www.bocadoinferno.com

Eles têm centenas de resenhas de filmes, muitos deles obscuros, além de acompanhar o desenvolvimento de novas produções.

Outro site legal em português é o http://www.myers.cjb.net/ Concentra-se na série "Halloween", mas tem alguns outros artigos interessantes, como um sobre "O Massacre da Serra Elétrica" - um dos melhores filmes de terror de todos os tempos (o original de Tobe Hooper, é claro). Além disso, eles colocaram no ar o roteiro completo do primeiro "Halloween", do John Carpenter. É uma maravilha. O Daniel (Luciancencov) tem o DVD. Vou imprimir o roteiro e conferir cena por cena na tela.

Outro site com boas dicas é o site do Carlão Reinchebach: http://doiscorregos.blog.uol.com.br/ Para quem não sabe, ele também é especialista em filmes de terror. Está fazendo uma sessão mensal no Cinesesc, toda primeira quarta feira do mês, passando dois filmes raros de terror. É grátis.

Numa das sessões vi um que entrou para os meus favoritos, "Audition", do Takashi Miike, um filme japonês muuuuito diferente de tudo o que já se fez no gênero. ALIÁS, cerca dos 2/3 iniciais do filme são uma comédia romântica sem tirar nem por. A história de um viúvo que resolve casar novamente e começa a fazer entrevistas com atrizes para um suposto filme que ele estaria produzindo. Entre elas, ele espera encontrar a mulher perfeita para casar. O filme vai nesse clima levinho, bonitinho, queridinho por quase uma hora e meia, depois a coisa vira totalmente. A mulher por quem ele se apaixona é tímida e delicada, mas se revela uma louca quando eles começam o relacionamento. Ela corta dedos, línguas e pés de seus amantes, os mantém presos dentro de um saco e os alimenta numa tigela de cachoro. O filme tem cenas explícitas de mutilação com fios de aço e, nesse terço final, entra num ritmo de pesadelo completamente absurdo. Eu diria que é um dos filmes mais pesados que eu já assisti, perdendo apenas para "Saló" - do Pasolini. ALIÁS, parece que o diretor, Miike, é especialista em violência (mas nem sempre em terror) e o trabalho dele se concentra nessa fusão de gêneros (terror-comédia-romântica, ação-comédia, etc).

ALIÁS, há uma nova safra de terror oriental maravilhosa. Acho que começou com "O Chamado", que é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, principalmente a refilmagem americana - eu acho mesmo – mas há outros, como "The Evil Dead Trap", "The Eye" e "Dark Water" (que ALIÁS está sendo refilmado nos Estados Unidos dirigido por WALTER SALLES! Dá pra acreditar? Quem me contou foi o Guilherme de Almeida Prado. Eu pesquisei e parece que é verdade).

E antes que me perguntem quando eu vou escrever um livro de terror, explico que sou um marido hipócrita, que casa com moça virgem de família, mas se diverte com as prostitutas.

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...