20/10/2004

QUERO SER PAQUITO.

Ai, ai, ai, lá vem o fantasma da Mostra. Todo ano eu finjo que nada está acontecendo, que a Mostra não me atinge e que nenhum filme me interessa, mas daí acabo vendo um, e descubro outro, e outro, daí se torna inevitável não entrar na maratona e sofrer com filas, com horários trocados e lamentar - principalmente lamentar - todos os filmes que não deu para ver e que sempre alguém fala que eram imperdíveis.

Se alguém postar aqui no meu "vermelho" sugestões de filmes para eu ver na Mostra leva porrada.

Mas como lamentar é viver, eu me lembro aqui de um dos melhores filmes que vi na Mostra (e na vida), em 98 – "Não Viver", do Hiroshi Shimizu. É a história de um grupo de suicidas que compra um pacote turístico de ônibus para ver a morte. Estão todos cientes de que o ônibus sofrerá um "acidente" alguns dias após o início da excursão, para que então – com a morte dos passageiros – as famílias possam receber o dinheiro do seguro. Cada um tem seu motivo para querer morrer e para querer deixar o dinheiro (e são motivos bem nipônicos mesmo). Só que por acaso um dos passageiros não embarca e sua sobrinha adolescente, que nada sabe do combinado, toma seu lugar. O filme é uma comédia de humor negro, mostrando o contraste entre homens deprimidos no final da vida e uma adolescente que leva tudo como uma "divertida viagem".

E esse só eu vi, ninguém mais, ninguém mais, nunca entrou em cartaz.

Ano passado eu vi poucos, mais bons, incluindo um finlandês bem comercial, uma espécie de "E Sua Mãe Também" do Ártico – "Menolippu Mombasaan". O filme até agora não entrou em cartaz no Brasil, mas poderia. ALIÁS, quando eu estava na Finlândia, em 2002, toda hora passava o clip da música tema.

Também no ano passado vi o "Adeus Dragon Inn", do Tsai Ming Liang, que já falei aqui no site. E alguns outros que já entraram em cartaz, então nem vou citar.

Só consegui mesmo ver muuuuuuita coisa na Mostra em 97, quando trabalhei de monitor. Mas não tenho saudades...

ALIÁS o que eu queria mesmo era que estreasse o remake de 2003 do "Massacre da Serra Elétrica". Mas, ai, qual é o point desse post de hoje?

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...