12/02/2009

ESPINHA DE PEIXE


Recebi hoje aqui "El Futuro No Es Nuestro", antologia organizada pelo escritor peruano Diego Trelles Paz e que está sendo lançada em diversos países de língua hispânica. São contos de autores jovens (até 39 anos) da América Latina. Vários deles eu conheci pessoalmente em Bogotá, em 2007, e também estão na antologia Bogotá 39, da qual participo. É uma delícia ler esses contos, ter pitadas do que se está produzindo aqui nos países vizinhos, e um orgulho fazer parte. Nesta, eu sou o único escritor do Brasil. Participo com meu conto "Espinha de Peixe" (Espinazo de Pez) e já recebi uma crítica bem bacana da Argentina:

"Hay un muchacho brasileño que después del bellísimo cuento Espinazo de pez, un poema en prosa perfecto, dará que hablar. Santiago Nazarian (San Pablo, 1977), traductor y guionista de cine, deja boquiabierto al lector con el relato de un adolescente que ayuda a sus padres empaquetando pescados en un puesto de una feria. “Por lo menos el dolor y el olor no se acumulaban día tras día, desaparecían al final del trabajo sin dejar secuelas. Un día su pasado se borraría para siempre. Y ni siquiera se acordaría cómo era el olor del pescado.”

Diego Trelles também escreveu sobre o conto na apresentação do livro:

"Espinazo de pez, de Santiago Nazarian es un depuradísimo ejercio de estilo, minimalista y altamente simbólico."


O conto em si eu até já postei aqui uma vez, mas deletei, porque talvez essa antologia saia em português. Não tenho participado de antologia nenhuma aqui no Brasil, dou preferência aos meus romances. Mando os contos para fora porque é uma forma de penetrar em novos mercados, em que ainda não lancei livro solo.

Mas já falei aqui, estou preparando um livro de contos longos, provavelmente para 2011 (porque este ano tem romance novo, e ano que vem quero lançar um juvenil). A idéia inicial é que todos os contos sejam inéditos.

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...