A peça.
Confesso que eu estava com medo...
Há uns bons anos meu romance Feriado de Mim Mesmo está para ser adaptado para o cinema, para o teatro. Fiz o roteiro para o longa com a Eliane Caffé, depois com o Christiano Metri, mas por enquanto está engavetado. No teatro, surgiram alguns grupos interessados; desde o começo o Fabiano de Freitas, do Teatro de Extremos, mostrou bastante entusiasmo, e eu acabei entregando a adaptação teatral para ele, sem querer me envolver.
A peça estreou ontem, e eu ainda não tinha visto nada.
Mas foi uma linda, linda surpresa. Gostei muito. São três atores o tempo todo em cena, fazendo o mesmo personagem, caracterizados iguais, divindindo o texto. O texto é bem fiel ao livro, mas Fabiano soube selecionar muito bem, fragmentar e montar de forma que funcionasse como espetáculo teatral. É teatro de primeira. Foi lindo ver essa transposição, como o texto pode ser retrabalhado para funcionar, de maneira nada óbvia, como arte no palco.
Eles fizeram de uma forma que eu jamais faria, deram a sua própria visão, que eu achei muito melhor do que qualquer visão que eu poderia dar no teatro. Os três atores são ótimos e a produção e cenografia são simples, mas bem bacanas, na trilha, nas projeções, na iluminação...
Eu com os 4 barbudos da peça.
Enfim, fiquei super feliz. Espero que a peça tenha uma carreira longa, viaje o Brasil e vá em breve a SP.
No Rio, fica em cartaz no Sesc Copacaba até 11 de setembro. Corre! Mais detalhes aqui:
http://feriadodemimmesmoapeca.wordpress.com/
Ontem, depois ainda rolou autógrafos do PORNOFANTASMA, e esticamos para comer com o pessoal da Record, da peça, alguns amigos e leitores. Hoje acordei cedinho para vir ao sul.
As queridas da Record.
Agora estou em Jaraguá do Sul (SC), no Festival Nacional do Conto, organizado pelo Carlos Schroeder. Já encontrei Ivana, Marcelino, Galera, Tony Monti... O quarto de hotel onde eu estou é maior do que o meu apartamento. Até cancelei minha estadia em Joinville amanhã, vou passar o final de semana aqui. A festa promete. Em breve posto fotos.
Depois de tanta melancolia, tem sido uma semana e tanto.