25/03/2020

NOTAS SOBRE O APOCALIPSE


Abril 2020


Parece que só há dois posicionamentos possíveis agora: histeria ou alienação. De um lado é gente xingando Bolsonaro, querendo deixar clara a posição-indignação, mesmo que sejam só platitudes, mesmo que alimente o desconforto geral. De outro é gente promovendo seus próprios livros, seus corpos, tentando algum contato e atenção, vivendo fora da realidade.

Eu sigo nesse segundo grupo, como sempre, fugindo da realidade para fugir das obviedades. Minha ansiedade atacou pesado na segunda-feira. Não quero nem pensar no que vai ser. Por enquanto, olho para o outro lado; tenho trabalho, tenho comida (e vodca) na geladeira, estou conseguindo me exercitar.

Tenho seguido as lives da minha professora e da minha academia. Não quero perder a boa-forma que levou um ano para eu conquistar. E o único jeito de conter a ansiedade é seguir obsessivo, como sempre - tenho feito mais de uma hora de funcional por dia.

Ainda não entendo exatamente como é possível se contaminar saindo sozinho na rua, para uma volta. O vírus não fica no ar. Moro no segundo andar, nem preciso pegar elevador. Mais arriscado é ir ao mercado, ou mesmo pegar um delivery. Acredito que a medida é mais para dar um exemplo, porque se todo mundo saísse o contato seria maior.

Mas nem todo mundo quer, nem todo mundo precisa sair. Tem gente que tem quintal, varanda, piscina em casa. Tem gente que mora numa quitinete, num quartinho, no meio da rua. Tem gente que não aguenta mais ficar trancado com o “conje”, tem gente que tá se descabelando sozinho.

Eu tô num meio termo – de conforto, de solidão. Tô acostumado a ficar neste quarto-e-sala, 70m2, sozinho, mas isso também significa que estou sozinho, trancado há tempo demais. O réveillon mesmo, passei sozinho neste apartamento, enquanto todos tinham para onde ir.

De todo modo, tenho conseguido ficar em casa. Vamos ver até quando. Supermercado eu fui há dez dia - de fato 3kg de peito de frango congelado, uma dúzia de ovos, me duram um mês.

A vodca já está acabando e, principalmente, as verduras frescas para a coelha. Amanhã tem feira (ainda livre) aqui na rua. Devo arriscar?

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...