30/07/2024

20 ANOS DE BLOG

 

Meu blog está fazendo... VINTE ANOS. É o blog de literatura mais antigo do país, ainda em atividade.

Começou depois de eu publicar meu segundo livro, como uma maneira de meus leitores me encontrarem, saberem o que eu estava fazendo, numa época em que não havia tantas redes sociais.

Nunca ganhei UM CENTAVO com ele, nunca nem tentei monetizar. Sempre foi um espaço independente para eu publicar meu ponto de vista, minha visão do meio literário, minhas leituras, filmes, discos, tretas e várias questões pessoais, porque um blog é para isso. Registrei em palavras e em fotos dezenas de festivais literários, lançamentos, debates, reproduzi matérias que escrevi pra Folha...

No começo, tinha espaço para comentários, mas quando o blog começou a bombar, com minhas idas ao Programa do Jô, houve uma invasão de haters, muita gente doída do jovem escritor que fazia sucesso, e acabei tirando a interação.

Muito do sentido original do blog hoje se diluiu em outras redes – Facebook, Instagram, os vídeos. Já não posto cada filme, cada livro, cada encontro, deixo o blog para reflexões menos passageiras ou registros mais importantes. Mas ainda faço questão de atualizar, umas duas vezes por mês, exatamente para manter esse registro longevo. Vira e mexe eu mesmo consulto o blog quando quero me lembrar em que ano fiz tal viagem, fui a tal festival, resgatar fotos antigas...

Nos posts mais recentes mesmo eu discorro sobre a Feira do Pacaembu, tem uma entrevista que dei pro Estadão, minha viagem de aniversário para a Serra da Mantiqueira, uma lista com os 40 livros gays mais importantes para mim...

Muita gente que eu encontro diz que ADORAVA meu blog, que achava inspirador, pergunta se ainda está ativo. Fui checar quantos acessos tem, porque não fazia ideia, há anos não verificava – e tem lá, atualmente uns 150, 200 acessos por dia, melhor do que eu pensava. Nas abas secundárias também fica o serviço da minha bio, uma agenda e as obras que publiquei, mais confiável e completo do que no Wikipedia.

Todo o conteúdo continua disponível. Tenho certo medo de ver o que tem lá, das besteiras que escrevi no passado, mas não serei revisionista, tá tudo lá. Nesses 20 anos eu só fui mudando o layout e o título do blog, mas o endereço é o mesmo (serei o último sobrevivente do blogspot?)

 

CURSO EM OUTUBRO

  A OFICINA DO PERSONAGEM está de volta em outubro! A querida Nara Vidal me convidou para oferecer um curso na sua plataforma "Sala de ...