25/09/2005

SEQ.7 – SALA. INT. DIA.

Veste as meias na sala. Uma delas tem um furo no dedão. Ele puxa a meia para esconder o furo e veste o tênis. Vai até a estante da sala, abre a primeira gaveta e vasculha entre contas, cartas e comprovantes de pagamento. Encontra algumas notas de real. Coloca direto no bolso. Sai da sala, mas a câmera permanece. Em off pingos novamente na privada. Em off descarga. Ele volta à sala e sai pela porta da rua. A câmera focaliza a porta fechada. – Elipse de tempo - Em off uma leve batida e o barulho de chaves. A maçaneta gira com cuidado. Ele entra carregado de sacolas de supermercado. Coloca-as sobre a mesa da sala e sai de quadro. A câmera continua focalizando a porta aberta, por onde passa um vulto dando uma leve espiada. Em off o ruído das gotas na privada, a descarga. Ele corre de volta para a sala e fecha a porta. Procura um chocolate nas sacolas. Pega o chocolate, sai da sala. Em off a televisão ligada. Depois de alguns instantes ele volta à sala, pega as sacolas e as leva para a cozinha.

(Trecho de "Feriado de Mim Mesmo" - o roteiro, que fiz para Eliane Caffé - diretora de "Narradores de Javé" - no ano passado. Eliane ganhou um edital para outro projeto e o futuro de "Feriado" no cinema é incerto. Ainda há esperança, mas, enquanto isso, aproveito o prazer tranqüilo de fazer traduções e preparar meu próximo romance.)

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...