17/04/2020

NOTAS SOBRE O APOCALIPSE

Ilustração de Marco Túlio R. para meu "Mastigando Humanos."



“O erro dos dinossauros foi querer aparecer demais”, era um dos meus "memes" em “Mastigando Humanos” (bom, naqueles tempos se chamava de frase de efeito, ou bordão, mas eu casei com imagens - então criei os memes?).  Esse dias vi uma charge... digo, um meme de dinossauros avistando o meteoro. Um deles dizia: “Vai destruir a economia.” E, apesar do inteligente sarcasmo, aparentemente foi o que aconteceu. O meteoro não matou os dinossauros, só criou condições (climáticas) que dificultaram a sobrevivência daqueles que dominavam a terra.

Agora parece que somos colocados diante de uma escolha moral. O vírus promete matar milhões dos mais fragilizados. Se nos sacrificarmos todos, morrerão algumas centenas de milhares que não estavam na promessa inicial. Sacrificar a sociedade toda para poupar alguns milhões de seus mais fracos parece ser uma escolha bastante “civilizada”, no que o termo tem de mais contemporâneo – porque sabemos que não era assim que era feito em sociedades tribais.

Me surpreende que essa civilidade apareça agora, que algo como o coronavírus faça essa civilidade aparecer. Auxílio emergêncial, proibição no corte de luz, uso de leitos privados para atender a população: são todas medidas que poderiam/deveriam ter sido usadas há tanto tempo no país, tantas emergências – que me surpreendo que cheguem antes tarde.

O “presidente”, é claro, é contra. Mas ele não pode ser usado nem como termômetro moral, porque é um QI muito, muito baixo. Eu diria inimputável. Como as pessoas podem estar só dando conta disso agora? O homem estava na televisão há uma década falando as maiores asneiras com tremas. EU estou avisando há pelo menos cinco anos!

E a porra do vírus não foi capaz nem de acabar com ele. Ele não ter se contaminado depõe terrivelmente contra e eficácia do vírus. Se ele contraiu e omitiu, pior ainda, o “histórico de atleta” de um deficiente mental na terceira idade é o suficiente para livrá-lo de complicações.

Esta semana morreram Garcia-Roza, Rubem Fonseca, Moraes Moreira – não diretamente do coronavírus, mas o clima não ajuda - e morrerão muitos mais, se os idosos estão mais em risco e nossas grandes lendas estão na terceira idade. Sobre Moraes Moreira, ouvi os comentários típicos: “Morreu dormindo, que bom, morreu em paz.” Morre em paz para quem vê de fora, quem está desperto. Quem garante que quem dorme morre em paz? A pessoa pode estar em seu pior pesadelo, revivendo seu pior momento, estar sonhando com seu pior sofrimento e isso enfim se torna sua morte.

A quarentena foi prolongada em São Paulo. Termina em 10 de maio. (Felizmente meu aniversário é dia 12, e já estarão abertos todos os bares, restaurantes, as pessoas estarão sambando pelas ruas.) Toda semana o pico da epidemia é projetado para duas semanas além, e é natural que as pessoas comecem a se entregar à sorte ao niilismo. Todos nós precisamos copular. Suponho que, quando o próprio contato social se torna arriscado, as pessoas comecem a desprezar camisinha, anticoncepcionais. Temos mais nove meses?

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...