29/05/2020

PERCA PESO NA QUARENTENA

A forma na quarentena. 


Continuando a carreira paralela de blogueirinho fitness, dou as dicas de como exercitar (e sobreviver) na quarentena.

Consegui emagrecer mais um pouco (mas pouco) nesses dois meses e pouco de isolamento. Dos 75 fui aos 73, agora estou com 74kg. É um bom peso (para meus 1,78m) e posso manter (se bem que para mim nunca se é magro demais...)

É o que tem. 

O segredo... não tem segredo, é continuar se exercitando, continuar na dieta. Sei que para muita gente está foda, porque saíram totalmente da rotina, estão trancados em casa, então estão comendo, bebendo, fazendo pão. Mas como eu sempre trabalhei em casa, só tive de me adequar a me exercitar aqui também.

PARA DE COMER PÃO!

Continuo fazendo o jejum de 24h duas vezes por semana (de domingo pra segunda e de quarta para quinta). Fim de semana continua TUDO liberado . Ganho peso no fim de semana e perco durante a semana (no fds passado ganhei TRÊS quilos – comi horrores de feijoada - e achei que tinha exagerado, mas, como de costume, terça comecei a mijar, mijar, mijar, e se foram três quilos basicamente em líquido. No saldo acabei PERDENDO mais 400 gramas da sexta passada para esta.)

(É. Tem que ter balança. E pesar cada grama.)

A dieta durante a semana é o que já falei: proteína (magra, tipo peito de frango, omelete, peixe) e salada. No máximo duas refeições ao dia (almoço e jantar, só). Café (sem açúcar) está liberado. Também tomo duas vezes ao dia, ao acordar e depois do treino, um chá termogênico feito com:

- Hibisco
- Gengibre
- Casca de laranja
- Casca de Maçã
- Louro
- Canela
- Cravo
- 1 Limão espremido depois de tudo fervido.
(é basicamente um quentão sem álcool – e sem açúcar, claro. Gelado. Se quiser tomar com um chapéuzinho de caipira dançando uma quadrilha faz mais efeito.)

Agora vamos aos exercícios:

Dá para fazer em casa. Sem equipamento nenhum. Como eu fiz muito tempo de funcional (com o personal em Maresias e depois com a querida Elisângela aqui em SP), tenho repertório. Mas ainda sigo alguns dias as lives no Instagram da Bluefit – minha academia, que está fechada como todas. É bom para variar e ter uma pessoa ao vivo dizendo o que fazer... se bem que quando faço sozinho a trilha é bem melhor.

Esta barra está fixada neste apartamento há mais de 15 anos. Só voltei a usar agora. Muita gente diz que não é confiável, que pode ceder. Mas, por enquanto, estou segurando a barra. 

Fiquei dois meses treinando só com um colchonete (que é bom para coisas como abdominais, para não fazer no chão duro, mas não é imprescindível – dá para improvisar com toalha), mas também tenho uma barra e semana passada comprei pelo site da Decathlon aqueles elásticos de treino (de três intensidade: 15, 25 e 35kg).

Elástico leve para ombros. (tem que fazer cara de mau, ou não funciona). 

Treino por pouco mais de uma hora, SEIS dias por semana (só não treino aos sábados), variando os estímulos.

Vou dar uma amostra do treino, mas quem quiser seguir pode começar com bem menos repetições e tempo. Não faço tudo isso num dia só (mas alguns dias faço quase tudo, e dá quase duas horas).

Vamos lá:

AERÓBICO(4 REPETIÇÕES DE CADA SÉRIE):

- 50 POLICHINELOS
- 45 BURPEES
- 45 FLEXÕES
- 40 AFUNDOS

FORÇA (4X):

- 15 BARRAS ABERTAS
- 15 BARRAS FECHADAS
(45s)
- TRICEPS COM APOIO
- REMADA ALTA COM ELÁSTICO (25kg)
- OMBROS COM ELÁSTICO (15KG)

GAP (3X):
(1 minuto cada)
- SENTADO COM APOIO NA PAREDE
- ESCADA SUBINDO NUMA CADEIRA (1 min cada perna)
- ELEVAÇÃO GLÚTEOS (1 min cada perna)
- ELEVAÇÃO DE PANTURRILHAS

ABDOMINAL (3 SÉRIES):
(45s cada)
- TESOURA
- INFRA
- SUPRA
- REMADOR
- BICICLETA
- PRANCHA
- LATERAIS DE PÉ COM ELÁSTICO (45kg, 45s cada lado)

Como isso aqui não é um manual, só umas dicas, quem realmente estiver interessado pode pesquisar como se executa cada exercício.

Ainda estou me acostumando com os elásticos e aprendendo outras coisas com eles. (Flexão com elástico eu já vi que é ótimo também).

Funciona, viu? Mas tem que ter força de vontade (ou ser obsessivo como eu). Lembre-se de que não tenho metabolismo de moleque, sou um homem de 43 anos, bebo e como bem aos finais de semana – e se tenho histórico de atleta, também tenho histórico de obeso (cheguei a 107kg, há pouco mais de um ano).

Mas gosto de comer, gosto de beber, malho pra isso. Se pra você os prazeres não são tão orais, o efeito pode ser maior e mais fácil. Eu NUNCA poderia ficar em forma sem fazer nada. Se paro uma semana engordo literalmente 3 quilos. Já experimentei e vi no que deu.

Então aproveita as dicas, faz aí, e depois me mandas as nudes.

Mortais sem academia. 

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...